Logotipo Mahatma Gandhi

Associação Mahatma Gandhi promove treinamentos em cuidados na ventilação mecânica em Maricá

Categoria: COMPLEXO MARICÁ

Os profissionais das unidades e serviços da Rede de Urgência e Emergência de Maricá, que tem gestão compartilhada com a Associação Mahatma Gandhi, continuam recebendo treinamentos sobre cuidados em ventilação mecânica. A capacitação, promovida através do Núcleo de Educação Permanente, continua para os profissionais do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). A equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã recebeu a capacitação no mês de junho e do Posto de Atendimento 24 Horas Santa Rita até a última semana de setembro. Foram capacitados, até o momento, mais de 350 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.

“Em uma das semanas foram mais de 150 alunos alcançados. O objetivo era alcançar o pré, o intra e pós-hospitalar. Além do conhecimento passado pelo fisioterapeuta que ministrou as aulas, o encontro entre os profissionais possibilitou a troca de experiências, o que é  de suma importância para um atendimento de qualidade e humanizado”, destacou a enfermeira Débora Ramos, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da RUE Maricá.

Os treinamentos foram oferecidos ao longo dos meses, para acolher os plantonistas de cada unidade. Para as equipes do Conde, SAMU e SAD, as aulas foram realizadas na sala de estudos da Base do SAMU Centro, promovendo interação entre as equipes. Com carga horária de quatro horas, as aulas foram divididas em teoria e treinamentos práticos.

”Esse treinamento é de fundamental importância para oferecer um serviço de excelência nos atendimentos. Todo paciente que evoluiu para a Intubação Orotraqueal (IOT), está sob cuidados de alta complexidade, onde os mínimos detalhes fazem toda a diferença. Uma equipe bem treinada e capacitada é capaz de identificar as particularidades que envolvem a Ventilação Mecânica Invasiva (VMI). Melhorando a nossa assistência na gratificante missão de salvar vidas”, explicou o fisioterapeuta Márcio Arruda, que ministrou os treinamentos.

A diretora administrativa da Associação Mahatma Gandhi – Complexo Maricá, Larissa Cordeiro, comentou a importância das capacitações.

“Nosso foco é capacitar os profissionais visando um atendimento de qualidade. Já foram realizados diversos cursos, palestras e treinamentos em parceria dos setores com o nosso Núcleo de Educação Permanente”, ressaltou a diretora.

Edição: Ricardo Cavalcante (Assessor de Qualidade da Associação Mahatma Gandhi – RJ)

Texto e Fotos: Ayra Rosa (Jornalista Assessora de comunicação e imprensa – Associação Mahatma Gandhi Complexo Marica)